# 3 Passos Simples Para Criar Persona Engajada Com O Conteúdo Do Seu Blog

No artigo de hoje, você vai aprender 3 dicas básicas para criar persona ideal e assim ter uma comunicação eficaz com seu público alvo.

criar persona

Muitas pessoas não conseguem conversão em seu blog ou vídeos, por não definir um avatar, sim, aquela pessoa fictícia que você vai conversar em seus conteúdos.

Se este for o seu problema, continue lendo e aprenda como criar persona e então aumente a interação com os visitantes do seu blog ou canal do Youtube.

Mas antes, tente lembrar quando você quis comprar um presente para agradar alguém, o que pensou? Você comprou segundo o seu gosto, ou, procurou algo de acordo com a preferencia da pessoa?

Acredito que mesmo que inconscientemente, você tentou entregar o que realmente a deixaria feliz, não é mesmo?

Por esse motivo escrevi estes 3 passos, com eles você vai conseguir criar uma persona e toda sua comunicação vai estar ajustada aos interesses dele.

Vamos começar então?

Passo # 1 – Porque criar persona ideal para o seu nicho de mercado?

Se você já definiu qual é o nicho de mercado que vai trabalhar, também já deve ter observado a existência de um público específico dentro dele e os seus problemas mais relevantes, certo?

Acontece que público, é um número de pessoas interessados em determinado assunto, por exemplo, se você digitar no Google a frase: como ganhar dinheiro com blog, vai encontrar um resultado geral de mais de 6 milhões de busca por este termo.

Usando uma ferramenta de pesquisa de palavra chave como a Wordze, este número vai reduzir para 4.400 buscas mensais, ou seja, esse é o numero de pessoas que querem saber mais sobre o assunto.

E é ai, neste ponto, que você precisa dar atenção, sabe por quê? Você não sabe se estas 4.400 pessoas são jovens, adultos ou idosos, homens ou mulheres, e o que elas realmente querem saber.

Assim, o primeiro passo para criar uma persona, é você definir que tipo de público você vai trabalhar.

Por exemplo: Mulheres de 45 anos que querem ganhar dinheiro em casa, elas cursaram o ensino médio completo, moram em São Paulo, a renda familiar é de R$ 2.500,00 gostam de dicas de saúde, beleza, culinária, desenvolvimento pessoal e conversam muito sobre como melhorar a situação do bairro onde moram.

Fazendo assim, você diminui o número de pessoas e consegue uma comunicação mais direta com este público, imagine você escrevendo um artigo para Joana que tem 45 anos e está interessada em ganhar dinheiro com blog dando dicas de beleza, ou, qualquer outro assunto. Vai ficar mais fácil, não é mesmo?

A ideia é a seguinte, comunique-se eficazmente com uma pessoa e provavelmente vai atingir todo mundo. Fazendo o contrário, tentar falar com todos, vai acabar não sendo ouvido por ninguém.

Agora vamos para o próximo passo.

Passo # 2 – AS 15 perguntas básicas que deve fazer para criar sua persona

Grafic Search do facebook é uma ferramenta muito bacana que vai ajudar você fazer sua pesquisa, e para te ajudar, fiz uma relação de perguntas importantes para você conhecer melhor a sua persona ideal.

Mais uma vez, devo reforçar que tendo um desenho do seu avatar, vai conseguir criar posts para as redes sociais, artigos e vídeos engajados com o a sua persona.

Assim, você deve saber:

  • Como ele pensa?
  • O que sente?
  • O que está procurando saber na internet?
  • O que deseja/ qual sua maior dor?
  • Quais são suas preferencias pessoais?
  • Quais são suas preferencias profissionais?
  • O que ele vê?
  • Onde ele vive? Cidade/Estado?
  • O que ele ouve?
  • Que tipo postagens ele curte nas redes sociais?
  • Ele é formador de opinião? Se sim, passe para a próxima pergunta.
  • Quem segue as ideias dele?
  • Qual sua idade?
  • Qual sua cor predileta?
  • Quais livros gostam de ler?

Você lembra o exemplo de comprar um presente, no começo deste artigo? Ao conhecer a persona você consegue ter uma comunicação mais próxima a dela. 

E isso tem um poder imenso, pois gostamos de pessoas parecidas conosco e que nos compreendem.

Passo # 3 – Ao criar conteúdo imagine a pessoa na sua frente

Outra dica simples e muito importante é você imaginar a pessoa que desenhou, sentada conversando com você.

Se toda vez que você for criar um artigo ou roteiro para vídeo, até mesmo gravar, você imaginar que está conversando com alguém, a sua comunicação será mais viva.

Assim você vai conseguir ter uma sequência de informações conectadas, sua emoção vibrará em cada palavra.

Você também pode colar uma imagem tirada da internet ou de uma revista e colar na frente do seu computador, o ideal é que ela tenha as características do seu desenho.

Se você acha isso difícil, tente lembrar quando escreveu uma carta (para os mais velhos rsrsrs), uma mensagem no celular, normalmente você visualiza ou acredita que está escrevendo endereçada a uma determinada pessoa.

Faça assim, e seus textos terá mais fluidez, leia este artigo sobre os tipos de conteúdo que mais convertem.

Você pode usar este gerador de personas gratuito, veja como fica legal.

Espero que este post tenha ajudado você compreender a importância e como criar persona para o seu blog.

Curte nossa página de fãs.

Abraços e até mais.

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 1)

Baixe E-book Grátis - Que tem ajudado milhares de pessoas Construir um negócio na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *