A Jornada dos blogueiros iniciantes – Tudo O que Você Precisa Saber Antes De Começar Criar Um Blog

No post de hoje, você vai conhecer a jornada dos blogueiros iniciantes vai aprender sobre os bastidores de um negócio de sucesso.

 

jornada dos blogueiros iniciantes

Muitas pessoas tentam ganhar dinheiro em casa criando um blog.  Entretanto, a maioria desiste, pois não sabem como evitar os erros que os blogueiros iniciantes cometem.

Talvez você não tenha visto até agora, um artigo de blog que falasse sobre os bastidores da jornada de um blogueiro.

Eu imagino que você encontrou várias dicas da parte técnica da construção de um negócio na internet, elas são importantes, no entanto, apenas pessoas bem informadas e com um plano de ação conseguem criar verdadeiros impérios online.

Ainda  que você não queira ter um império, mas pretende viver de internet, vai precisar tratar esse negócio com seriedade desde o começo.

 Continue lendo e observe as dicas de João e Maria para iniciar um negócio na internet. Sem mais delonga, veja se essa história é familiar para você.

A jornada dos blogueiros iniciantes

Jornada dos blogueiros iniciantes

João tem 30 anos e sonha em viajar para conhecer lugares novos. Maria, 35 anos, viúva e com um filho de 5 anos, deseja muito participar da educação e formação dele.

Eles são irmãos e trabalham como balconistas em tempo integral ficam fora de casa mais de 12 h todos os dias.

 O salário que ganham é suficiente para sobreviver e vivem apreensivos com a possibilidade de perderem o emprego. Eles sonham em ter um negócio próprio.

Certo dia, este casal de irmãos se reuniram para discutir a situação deles. Apesar de cansados e desestimulados, precisavam encontrar uma solução.

Enquanto conversavam e navegavam na internet, uma manchete lhes chamou atenção: “Como criar um blog para ganhar dinheiro”.

Eles se entre olharam e fizeram outras pesquisas para saber mais sobre o assunto.

Será que tinham encontrado o caminho que os levariam para fora daquela situação?

O primeiro passo da jornada – organização

 A seguir você conhecerá a jornada dos blogueiros iniciantes, leia como João e Maria organizaram suas vidas para criar um blog.

Depois daquela descoberta João e Maria, passaram usar o tempo de viagem para o trabalho discutindo e registrando suas dúvidas sobre um empreendimento na internet.

Eles estavam cheio de esperanças, por isso usaram todo o tempo disponível a seu favor.

Como João sempre sonhou em ter seu próprio negócio costumava ler tudo sobre empreendedorismo. Ele sabia que independente de usar a internet ou não, um plano de negócio deveria ser feito.

Neste primeiro momento eles se concentraram em fazer pesquisas para conhecer um pouco mais as dificuldades que encontrariam pela frente.

Veja com ficou as anotações para a primeira fase:

  • Qual o tempo médio para ter resultados financeiros significativos com um blog?
  • Qual nicho de mercado seria criado seu primeiro blog?
  • Quantas horas por semana eles teriam disponível para trabalhar na internet?
  • Como conversar com os pais sobre o novo trabalho?
  • Quanto de dinheiro é preciso para começar?
  • Qual o melhor curso para iniciantes?

Durante a semana eles conseguiram respostas a essas perguntas.

  • A primeira delas, foi à conversa com os pais, conheceram o primeiro desafio que um blogueiro enfrenta: a falta de apoio do familiares.
  • Devido ao horário de trabalho, eles conseguiram reservar o mínimo de 18h semanais para criar seus projetos e complementar as horas de estudos no trajeto para o trabalho, usando o celular.
  • Quanto ao nicho de mercado, eles decidiram que seria em algo que tinham alguma afinidade.
  • O dinheiro que precisam para iniciar é muito inferior ao de um empreendimento físico, sem contar as várias ferramentas gratuitas disponíveis na internet.
  • Mesmo com todas as limitações, estavam determinados a colocar um blog no ar em quatro meses.

Depois dessas conclusões, eles decidiram adquirir um treinamento (link de afiliado) para diminuir sua curva de aprendizado, o tempo já era bem curto e precisam aplicar cada minuto na construção do seu primeiro projeto.

Caso queira receber mais dicas sobre criar um negócio na internet

Cadastre-se em nossa lista de contatos

Segundo passo da jornada dos blogueiros iniciantes –  plano de ação, planilha de atividades e o que pode dar errado?

A maioria das pessoas, quando começam um negócio na internet, não avaliam pontos importantes e vitais para qualquer empreendimento como:

  • Tempo (horas) de estudo;
  • Estabelecer prazos realista para construção do primeiro projeto, um mês, seis meses, um ano?
  • Criar um quadro horário com atividades do seu dia a dia com a família, trabalho, laser, etc.;
  • A criação de conteúdos para blog;
  • Estratégias de marketing;
  • Traçar e cumprir metas;
  • Reserva de dinheiro para eventuais despesas, como conserto do computador.

Apesar de você ser um iniciante, é necessário entender que negócios são negócios e você precisa ser verdadeiro nessa jornada.

Essa falta de verdade em um plano de negócio levam muitas pessoas a desistirem, simplesmente, por não pensarem no que pode dar errado.

Pensar nesse ponto não significa ser pessimista, mas prevenir eventuais contratempos que podem facilmente ser evitados.

Como João tinha muita noção de administração de negócios, em uma de suas conversas com sua irmã, ele percebeu o quanto ela estava ansiosa para ganhar logo os seus primeiros reais.

No bate papo, ele contou a ela que aprendeu em um post, que eles estavam na jornada dos blogueiros iniciantes, e é muito  perigoso de alimentar a ansiedade.

Assim, eles traçaram juntos os objetivos que deveriam ser alcançados em 4 meses, em seguida eles fizeram uma planilha simples das atividades semanais e diárias.

Ao começar usar a planilha diariamente, Maria notou que sua produtividade aumentou e não ficava estressada.

E quando sobrava algum tempo ela adiantava alguma das tarefas do dia ou horário anterior.

Dois erros que os iniciantes cometem e você precisa evitar

João e Maria tinham intensão de deixar seus empregos, ou, por demissão, ou, por necessidade de ajudar seus pais que estavam cada vez mais adoentados.

Além dos seus sonhos de tornarem empreendedores, também era uma questão de sobrevivência. Por isso quanto menos erros desnecessários eles cometessem, mais próximos estariam do sucesso.

Assim, pesquisando na internet encontraram o principal erro que todo blogueiro iniciante comete. Confira a seguir:

1 – Falta de foco

Muitas pessoas vão querer te vender o curso mágico e a estratégia imperdível. Acredite, esse é o ponto do fracasso da maioria dos iniciantes no marketing digital.

Muita informação confunde a mente, por isso se você já escolheu um método para construir um negócio na internet, conclua esse método com toda a atenção.

Se você quiser ter sucesso com o seu blog precisa se preocupar em manter o foco.

2 – Preocupação em ganhar dinheiro sem aprender como funciona toda estrutura de um negócio

Todo iniciante está ansioso para efetuar a sua primeira venda, isso é fato. E é aqui que o “angu desanda”. Pois enquanto você está nos primeiros passos da sua construção, tem gente que é “dinossauro” neste negócio.

Não acredite em mim, apenas observe os seguintes pontos do expert que diz ter vendido mais de 50 produtos em um único dia.

  • Ele está há mais de 3 anos no mercado;
  • Talvez tenha feito o curso que você está fazendo agora;
  • Investiu mais de R$ 50,00 por dia em tráfego pago;
  • Conhecem de cor as estratégias que mais dão certo.

Se você ainda não está apto a aplicar cada um desses pontos, volte sua atenção e termine treinamento que você começou. Esse é o caminho mais rápido.

Lembre-se: todo mundo que aplica mais de 10000 horas em uma única tarefa se torna um expert.

Calma, ganhar dinheiro na internet não é tão difícil assim, basta você não perder tempo enchendo sua cabeça de informações irrelevantes para o seu momento.

Primeiro aprenda rápido, como gerar valor para o seu público, depois as vendas acontecem. 

Terceiro passo da jornada dos blogueiros iniciantes-  análise de concorrentes e estrutura ideal

João e Maria tinham separado um dia do final de semana para pesquisar mais o mercado, eles perceberam que a maioria dos blogs e canais no youtube não tinha:

  • Conteúdos interessantes;
  • Regularidade nas publicações;
  • O e-mail marketing não funcionava direito;
  • As pessoas atiravam para todo lado.

No treinamento Fórmula Negócio Online que eles estavam fazendo o Alex Vargas estava sempre mencionando a importância de analisar os blogs concorrentes ou futuros parceiros.

Ele também dizia da mágica que acontece em uma estrutura engrenada para gerar renda recorrente.

Blog => e-mail marketing => youtube => mídias sociais

Mesmo que o tempo era limitado, eles criaram uma pauta de conteúdos relevantes para o seu nicho.

Observaram ainda que precisavam aprender vender online, os textos precisam ser persuasivos e assim que concluíssem o primeiro blog com alguns artigos contratados, querem aprender sobre Copywritting, desse conhecimento não poderiam abrir mão.

Os dois irmãos, João e Maria, concluíram os primeiros blogs em menor tempo que o previsto, em três meses estava tudo pronto.

Aconteceram muitos feriados que eles aproveitaram para se dedicar ao seu primeiro projeto. O último mês eles divulgaram seus blogs e começaram aprender criar textos persuasivos para vender mais.

Devido a sua dedicação em seguir um método, na jornada dos blogueiros iniciantes, logo eles fizeram sua primeira venda.

Dois meses depois da inauguração dos blogs, a empresa em que eles trabalhavam se mudou para a Zona Franca de Manaus e eles foram dispensados do trabalho.

Agora eles sabiam o caminho das pedras, não procurariam mais emprego e criaram um novo plano de negócio, novos objetivos e metas.

Espero que lendo essa história você tenha conhecido os bastidores da jornada dos blogueiros iniciantes.

Não importa o seu tempo disponível com objetivos e metas realistas, você conseguirá chegar onde quiser.

Este post ajudou você? Compartilha essa ideia.

Abraços e até a próxima

 

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 1)

Baixe E-book Grátis - Que tem ajudado milhares de pessoas Construir um negócio na internet

10 Comentários

  1. Excelente! Concordo plenamente com a decisão de João e Maria. Contratando um redator para criar artigos para o blog, ficamos livres para aplicar estratégias fundamentais, para o andamento dos nossos negócios online. Eu mesma já contratei os artigos da Josiane e me ajudou muito. Ao invés de estar escrevendo artigo, eu estava criando o vídeo, para complementar o mesmo artigo. Mesmo apaixonada por escrever artigos para o meu blog, vejo que muitas vezes, contratar alguém para escrever, ajuda!

  2. Olá Josiane! Poxa que bacana, adorei essa história, me prendeu do incio ao fim.. Em um mundo em que a internet precisa de conteúdos altamente eficazes, esse com certeza se adequa à esse crescimento. Parabéns pelo blog, pelos artigos, e em especial por esse conteúdo tão relevante.. Agora quando eu precisar de um redator web já sei a quem vou procurar rsrs.. 😉

    Sucesso!!

    • Olá Ellen, obrigada por sua visita fico muito feliz em ter você por aqui. 🙂 Sucesso

  3. Olá Josiane gostei muito do seu artigo! A história realmente prende a nossa atenção do começo ao fim por se assemelhar com a realidade de muitos de nós que começamos um trabalho assim na internet. Parabéns pelo seu trabalho muita saúde e sucesso para você.

    • Olá Adilson, fico muito feliz por sua visita e principalmente por ter gostado do artigo, tenho buscado a cada dia melhorar meu trabalho como redatora, então como todo escritor fico feliz por ter alcançado o resultado desejado.

      Além disso, quero sempre trazer para o blog conteúdos que façam a diferença em nosso mercado.

      Sucesso Para Você.

  4. Francisco José de Faria

    Olá Josiane:
    Que bela história! Sem dúvida, este relato simboliza a realidade de milhares de empreendedores digitais…

    • Olá Francisco, muito obrigada por ter comentado o artigo, está história foi um insight que tive em um sonho, sentei e comecei escrever realmente é a nossa realidade, acredito que contada desta forma muitas pessoas conseguirão perceber melhor como iniciar ou organizar seus negócios na internet.
      Obrigada e Muito Sucesso Para Você

  5. Heldon Patriarcha

    Obrigado Josiane, mas tudo que você especificou no artigo eu já havia feito por conta dos meus cursos e dois meus Negócios digitais.

    • Ola Heldon tudo bem? Fico feliz que você já está no caminho correto e se em qualquer momento desejar compartilhar sua experiência com os leitores do blog será muito bem vinda.
      Obrigada Pela visita e volte sempre estamos juntos para somar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *