# 7 Dicas Para Fazer Marketing Conteúdo Que Funcione E Os 7 Erros Que Deve Evitar Em Seu Negócio

Marketing de conteúdo: no post de hoje, você vai conhecer os 7 erros que todo empreendedor iniciante comete ao criar uma estratégia de conteúdo e vai aprender 7 passos para corrigi-los.

marketing de conteúdo

Só para você entender o que vai encontrar aqui, muitas empresas investem tempo e dinheiro  com pesquisas para melhorar sua comunicação com os clientes e  assim, aumentar as vendas de seus produtos e serviços.

Talvez você esteja pensando que fazer marketing de conteúdo seja um bicho de sete cabeças, pois tem visto muita gente falar sobre o assunto e até agora não compreendeu muito bem como tudo isso funciona.

Continue lendo e aprenda fazer marketing de conteúdo como os grandes profissionais da área. Tenha resultados significativos e não perca tempo com produção de conteúdo que não funciona para o seu negócio.

# 1 – Conheça agora, o primeiro erro que você deve evitar ao fazer marketing de conteúdo e a solução.

O primeiro grande erro é achar que basta criar artigos para blog. Olha, não é bem assim. O marketing de conteúdo engloba outros critérios como:

  • Conhecer as necessidades do seu público;
  • Se comunicar adequadamente com eles;
  • Coletar informações dos visitantes do seu blog usando um funil de vendas.

Ou seja, o marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias com o objetivo de aumentar o engajamento com os leitores do seu blog. Veja abaixo alguns dados que você precisa ter antes de criar um novo artigo.

  • Qual o objetivo do conteúdo?
  • Para quem você está escrevendo?
  • Qual será o seu posicionamento junto aos leitores?
  • Qual a frequência de postagem?
  • Quais as métricas você quer alcançar, (número de visitas X conversão)?

Então, para que você consiga ter êxito em seu blog, precisa conhecer cada momento do visitante. Saber se ele está buscando entender o problema, ou, está pesquisando um produto para resolver a tal dificuldade.

# 2 Quem é a sua persona?

O segundo erro que a maioria comete é não conhecer sua persona. Imagine você escrevendo uma carta para alguém e tudo o que sabe é que ela existe, nada mais que isso. Este é o principal problema de falta de resultados em seu blog.

Para resolver, pesquise mais sobre o seu avatar. Faça as seguintes perguntas para conhecer melhor:

  • O que minha persona vê, ouve e fala?
  • Quais lugares e redes sociais ela frequenta, ou usa?
  • Quais as suas preferencias?
  • O que a faria mais feliz, ou, a deixaria satisfeita?
  • Qual a sua maior dor?
  • E, como eu posso ajudar?

Além disso, é importante saber idade, renda, cidade onde mora, estado civil e grau de instrução. Fica muito mais fácil falar com essa pessoa, não acha?

Ao criar artigos para uma persona bem definida, você terá mais interação com o seu público desejado.

# 3 – Qual objetivo de fazer marketing de conteúdo?

Você está escrevendo textos no seu blog para que? Esse é outro erro significativo de quem não tem metas claras para o seu empreendimento. Muitas pessoas saem escrevendo a torto e a direito sem ter um objetivo definido. Rsrsrs eu fiz isso.

De que adianta um blog cheio de artigos que não levam a lugar algum. Assim, antes de escrever a primeira linha de um post de blog, além de conhecer o seu avatar, você precisa saber qual resultado deseja atingir com aquele conteúdo.

Então vamos conhecer alguns desses objetivos que não pode faltar em seu planejamento.

  • Qual problema o conteúdo resolve? Sem essa informação, você não consegue entregar soluções para as pessoas, então se preocupe em primeiro lugar com a pergunta: Como este conteúdo vai  ajudar meu leitor?
  • O que você quer que leitor faça ao terminar de ler o post? Ele deve: curtir? Compartilhar? Fazer cadastro em sua lista de contatos? Comentar? Ou, comprar algum produto que está indicando?

Se você preferir  pode ouvir esse artigo na integra no podcast abaixo: 

# 4 – Tenha métricas alcançáveis 

Ok, você viu no Google analytics que recebe várias visitas em seu blog, mas e daí? Este é o quarto erro grave de quem quer ganhar dinheiro com  blog. É legal saber que recebemos visitas, mas o problema é,

  • Está convertendo?
  • Qual artigo tem mais conversão?
  • As pessoas estão compartilhando, curtindo, comentando, comprando?
  • Qual artigo está funcionando bem e qual não está?
  • O que é necessário fazer para melhorar?

Olha, preciso que saiba uma coisa. Sem estabelecer medidas para cada conteúdo criado, você não terá resultado. Isso porque você não consegue executar ações importantes e também não terá conhecimento se o seu público está interagindo, ou, não.

E para resolver isso você precisa criar uma planilha marcando os seguintes dados:

  • Número de visitas em 30 (ou mais) dias;
  • Número de pessoas que entrou em sua lista de contatos:
  • Numero de vendas, curtidas, compartilhamentos, etc., conforme o objetivo do conteúdo.

Estes números precisam ser realistas para cada estratégia dentro do marketing de conteúdo.  Por exemplo, receber 1000 visitas diárias dentro de 3 meses fazendo divulgação no nas redes sociais, dessa quantidade, quero que 18% entre em minha lista de contatos e desses 18% quero que 10% compre um produto ou serviço.

Observe que essa descrição acima é o que define marketing de conteúdo, sem métricas você só estará apenas escrevendo artigos no blog. Além disso, fica mais fácil agente chegar a algum lugar se soubermos para onde estamos indo. Não é verdade?

E finalmente, lembre-se de acompanhar as métricas, pois só assim você poderá corrigir o que for preciso.

# 5 – Chamada para ação, Call to action (CTA), Sem ele nada acontece

Nos itens # 3 e # 4, nós falamos sobre objetivos do conteúdo e métricas. Sim, é muito importante você ter objetivos definidos e saber se está atingindo os resultados pré-estabelecidos.

. Porém nada disso acontecerá sem uma boa chamada para ação.

Este é o erro de quem não sabe que na internet é necessário ser muito específico no que espera do seu avatar ao terminar de consumir um conteúdo. Por isso, cuide para que os CTAs estejam de acordo com seu objetivo.  Conheça alguns modelos abaixo:

  • Faça download do e-book;
  • Cadastre em nossa News letter;
  • Compartilhe nas redes sociais de sua preferencia;
  • Deixe um comentário abaixo;
  • Curta nossa fanpage;
  • Compre aqui;

Esses são apenas alguns dos exemplos de Call to action que você deve usar em seus conteúdos sejam eles em vídeos, podcasts, artigos.

# 6 – Deixa que o Google divulga…

Este erro é fatal. Esperar apenas por visitas vinda organicamente. Muita gente fica esperando que o Google divulgue de graça os conteúdos de seu blog. Ouça bem, o tráfego orgânico não significa que o Google divulga.

Se você quer ganhar dinheiro, então precisa trabalhar forte na divulgação de seus artigos, vídeos, ou, seja lá o que for, ou, usar tráfego pago.

Quero dizer investir dinheiro para divulgar suas páginas de capturas e conteúdos.

Estas são duas formas de atingir os objetivos traçados nas métricas. Você pode investir o seu tempo, divulgando em redes sociais, criando seus grupos, em fóruns e tudo o que for possível, usando técnicas avançada de SEO (otimização para mecanismos de busca), ou, investindo dinheiro em tráfego.

Nem pense que o Google vai fazer tudo sozinho, então aprenda cedo que você deve divulgar seus conteúdos.

# 7 – Quando der eu vou fazer um conteúdo novo…

Bom, eu gostaria de não ter que tocar neste assunto. Até porque, esse foi o pior erro em minha trajetória online. Mas como não estou sozinha, quero alertar você. NÃO cometa esse erro.

Se você quer que seu público acredite em você, confie em você e compre através de suas indicações, você precisa ter presença digital.

Assim, seja consistente nas publicações, crie um calendário editorial. Estabeleça dias e horários que você disponibilizará um conteúdo novo  no seu blog, canal, redes sociais, etc.

Se você só pode publicar uma vez por semana, toda terça ou quinta (exemplo), tudo bem, então faça isso semanalmente e no mesmo horário.

E aqui chegamos ao fim dos 7 erros e soluções para que você tenha sucesso ao fazer marketing de conteúdo que funciona. Você viu que  marketing de conteúdo, não é só publicar artigos no blog?

Você precisa saber o objetivo do conteúdo a ser criado, conhecer profundamente a sua persona, ter métricas estabelecidas e tangíveis, cuidar da funcionalidade dos CTAs, divulgar seus conteúdos e ser consistente.

Espero que essas informações tenham ajudado você conhecer toda funcionalidade estratégica de fazer marketing de conteúdo.

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais de sua preferencia.

Abraços e até a próxima

Fonte: www.rafaelrez.com

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 1)

Baixe E-book Grátis - Que tem ajudado milhares de pessoas Construir um negócio na internet

2 Comentários

  1. Francisco José de Faria

    Muito bom, excelente dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *